Categoria: carpediemInfra Estrutura

Rio Maravilha: 15 Dias de Encanto e Aventura

Um roteiro completo com o melhor e o imperdível da cidade maravilhosa! Dicas e informações para quem quer conhecer o Rio de Janeiro. Este roteiro foi elaborado pensando em meus amigos portugueses que ainda não foram ao Rio de Janeiro!

Melhor Época do Ano

Não existe época ruim para visitar o Rio de Janeiro. O Rio é um destino para o ano inteiro. Mas se quiser tornar a viagem mais econômica e menos congestionada, recomendamos ir entre abril e junho ou setembro e novembro. O clima é Tropical úmido e bom o ano inteiro. Como estamos no hemisfério sul é mais ameno para os europeus nos meses de junho e julho.

Há duas ocasiões muito especiais na cidade: o Reveillon e o Carnaval. Estas festas já são internacionalmente famosas e se for esta a sua intenção, recomendo reservar com muita antecedência.

Transporte Aéreo

Saindo de Lisboa (LIS) ou do Porto (OPO) e voando direto para o Rio de Janeiro (GIG) temos as companhias aéreas: TAP, LATAM e IBÉRIA.

Transporte na Cidade do Rio

Para locomover-se pela cidade use o Metrô que vai do Centro até a Barra da Tijuca. O pagamento pode ser por aproximação, são aceitos cartões de bandeira Visa, Master ou Elo, celulares e dispositivos móveis com tecnologia de pagamento por aproximação. Use Taxi de Aplicativo (aplicação Taxi.Rio) e Uber, são mais fáceis e mais seguros. Quando estiver no Centro, use o simpático bonde VLT (veículo leve sobre trilhos) que leva com toda segurança às novas atrações do Boulevard Olímpico. É possível também alugar bicicletas. Há diversas estações de bicicletas compartilhadas.

Hospedagem

Há muitas opções de acomodação na cidade, desde hotéis cinco estrelas, resorts a albergues e hostels. Hospedar-se com vista para o mar torna a sua diária mais cara, em todas as categorias de conforto. E os bairros mais cobiçados são o Leblon e Copacabana. É bom que o hotel seja próximo ao metrô. Para este roteiro vamos considerar dois hotéis: um para Ipanema, para a primeira semana e um na Barra da Tijuca para a segunda semana.

Roteiro                                           

  • Dia 1: IPANEMA – Chegada e acomodação – Transfer-in e check-in no hotel. Neste dia andar pela orla de Ipanema e ir ao Parque Garota de Ipanema, assistir o pôr do sol nas pedras do Arpoador. Jantar no restaurante Via7 em Ipanema.
  • Dia 2: CRISTO REDENTOR / FLORESTA DA TIJUCA -Visita ao Cristo Redentor, pegar o trem no Cosme Velho que segue pelo meio da Mata Atlântica. Fique de olhos bem abertos pois pode ver macacos, bicho preguiça e aves exóticas como o tucano. Depois de descer seguir para o alto da Boa Vista. Almoço no bar da Pracinha no Alto da Boa Vista. Depois fazer um passeio pela Floresta da Tijuca, visitar a cachoeira da Cascatinha que fica dentro do parque e fora do parque o mirante da Vista Chinesa e a Mesa do Imperador. Retornar ao hotel e a noite jantar no restaurante Toca da Traíra em Botafogo.
  • Dia 3: PÃO DE AÇUCAR – Visitar ao Pão de Açúcar, a Praia Vermelha, a Pista Claudio Coutinho. No alto do Pão de Açúcar há um passeio opcional de helicóptero (ao redor de 145€ por pessoa). Ao descer seguir para almoço na Churrascaria Fogo de Chão. A tarde, visitar o forte São João e depois ir ao Bar Urca, localizado na mureta da Urca, comer pastel de camarão e tomar uma cerveja geladinha. Programa típico carioca.
  • Dia 4: CENTRO HISTÓRICO – Visitar ao Boulevard Olímpico, o Museu do Amanhã, o aquário AquaRio, a Roda Gigante YUP, o Centro Cultural Banco do Brasil, a igreja da Candelária, o Paço Imperial, a igreja e convento do Carmo, o Museu Histórico, a Biblioteca Nacional, o Teatro Municipal, o Museu de Belas Artes. Há muito o que fazer no centro histórico, escolha de acordo com seus interesses pessoais. Seu deslocamento no centro pode ser feito por VLT ou a pé. Sugiro almoçar no rooftop do MAR (Museu de Arte do Rio), no Restaurante Mauá. A tarde visite o bairro de Santa Tereza pegando o bondinho ali no Centro e conheça o Parque das Ruínas e a Escadaria Selarón. Se quiser pode jantar no restaurante Aprazível em Santa Teresa.
  • Dia 5: LAGOA / JARDIM BOTÂNICO – Passeie pela Lagoa Rodrigo de Freitas e visite o Jardim Botânico. Almoce no restaurante Tutto Nhoque no bairro do Jardim Botânico. A tarde visite o Parque Lage e tome o café da tarde no Plagé Café (cafeteria dentro do parque). Depois visite o Jockey Club do Brasil e jante no restaurante Mandarim no Jockey.
  • Dia 6: COPACABANA – Hoje deixe para tomar o seu café da manhã na Confeitaria Colombo no Forte de Copacabana, além da vista deslumbrante, há aí um museu do exército. Depois passeie pela orla,  e veja o famoso hotel Copacabana Palace. Desfile pelo famoso calçadão de Copacabana que imita o calçamento da praça do comércio de Lisboa. Escolha um quiosque da praia para almoçar e tomar água de coco. Caminhe até o final da praia e visite também o Forte do Leme ou Duque de Caxias que fica no outro extremo da praia. O jantar será no Marius Degustare uma experiência sensorial incrível!
  • Dia 7: GUANABARA / MARACANÃ / SAMBA – Hoje faça um passeio de barco pela baía de Guanabara. O embarque é na Marina da Glória. Na volta almoce na Marina da Glória onde há uma oferta de bons restaurantes. Dica de restaurante: o Corrientes 360. A tarde faça uma visita guiada ao famoso estádio do Maracanã com tour completo! Depois passe pela Passarela do Samba ou Sambódromo e depois visite a Cidade do Samba.
  • Dia 8: SÃO CONRADO / TRACKING / VOO DE ASA DELTA – Se você é do estilo aventureiro farça a escalada da Pedra da Gávea. Recomendamos ir com um guia experiente e cadastrado. Uma parte é um tracking e uma parte é necessário rapel. Esta atividade leva em torno de 8 horas. Todo esforço será recompensado quando você chegar ao topo! Caso o seu tipo de aventura seja fazer um voo duplo, você pode ir à rampa da Pedra Bonita ver os saltos de asa-delta e parapente vou fazer um voo duplo. Neste dia você pode desfrutar a praia de São Conrado e a Praia do Pepino.
  • Dia 9: MUDANÇA DE HOTEL e COMPRAS – Às segundas-feiras os principais centros culturais, restaurantes e museus costumam estar fechados. Então reserve este dia para suas compras, para descansar ou fazer alguma atividade específica. Neste dia recomendamos a troca do hotel de Ipanema para o da Barra da Tijuca.
  • Dia 10: PETROPOLIS – Contrato um tour a Petropolis. Neste dia faça um bate-volta à Petrópolis com visita ao Quitandinha, a catedral de Petrópolis, a Casa de Santos Dumont e ao Complexo Boêmia tour que é uma visita a uma fábrica de cerveja e o seu almoço pode ser no restaurante bar da Boêmia. A tarde visite o Museu Imperial. Depois retorne ao Rio. Jantar no hotel ou restaurante mexicano Guacamole da Barra.
  • Dia 11: NITEROI – No dia de hoje, faça um bate volta a Niterói. Conheça a Orla Niemeyer com o Teatro Popular, Museu Roberto Silveira, o Centro Cultural e o Museu de Arte Contemporânea (MAC), todas obras do arquiteto Oscar Niemeyer. Almoce no bistrô do MAC. A tarde visite a Fortaleza de Santa Cruz e depois visite o Parque da Cidade de Niterói, onde também há voos de asa-delta e parapente e possui uma das vistas mais lindas da cidade do Rio de Janeiro. Veja o pôr-do-sol aí. Regresse depois ao hotel.
  • Dia 12: RECREIO / SURF – Hoje você conhecerá um dos lugares mais lindos e escondidos do Rio de Janeiro. Geralmente não consta nos roteiros oficiais da cidade. É um paraíso escondido que os cariocas preferem guardar para si. Dirija pela orla da praia do Recreio e vá até Grumari. Entre essas duas praias, escondida há uma pequena enseada onde está a Prainha (Little Beach). Ela é o local preferido dos surfistas e um dos melhores locais para a prática do surf no Rio de Janeiro. Na minha opinião é a sua mais linda praia! Não há construções no local, pois ela está inserida no Parque Natural da Pedra Branca. Almoce em um quiosque da Prainha. Na parte da tarde você pode visitar o parque municipal da Prainha. No final da tarde volte para o hotel e a noite jante no restaurante Los Frick no Shopping Barra Point.
  • Dia 13: BARRA DA TIJUCA / VENEZA CARIOCA – Hoje faça um tour de barco pelo complexo lagunar de Jacarepaguá com a BWS (https://www.bws.tur.br/) Conheça a Lagoa de Marapendi e o berçário dos jacarés. Almoce em uma de suas ilhas, recomendo o famoso restaurante Bar do Cícero. Regresso no meio da tarde. Visite o Museu do Futebol da CBF na Barra e depois aprecie o fim da tarde na praia e orla da Barra da Tijuca.
  • Dia 14: TRÊS RIOS / RAFTING – Hoje você precisa acordar cedo pois teremos rafting e muita aventura no Rio Paraibuna. Esta atividade é feita na cidade de Três Rios (a 1:40h do Rio) e você tem que as  8:30 na base, para a atividade. Você pode contratar a Aventur (https://www.aventur.com.br/). A previsão para término é às 13:30h, depois recomendamos que almoce em Itaipava. Após o almoço pode visitar a feira de Itaipava. Regresse para o hotel, descanse e faça as malas para o dia seguinte.
  • Dia 15: CHECK OUT – Dia de voltar para a terrinha. Check-out e transfer-out para o aeroposto do Galeão. Embarque em voo para Lisboa ou Porto. Que você tenha tido dias de sonho e aventura! Que leve muitas fotografias e boas recordações. E me conte aqui como foi.

Documentos:

  • Passaporte válido. Os cidadãos portugueses estão isentos de visto para estadias até 90 dias, prorrogável por igual período.
  • No Brasil, pode-se conduzir com a carta de condução portuguesa. 
  • Seguro Viagem: Não há obrigatoriedade de seguro de viagem para entrar no país. Mas recomendamos que ele seja feito, principalmente se sua intensão for fazer turismo aventura.

Contatos de Emergência na cidade:

Bombeiros: 193

Polícia Militar: 190

Ambulância (SAMU): 192

Defesa Civil: 199

Delegacia de atendimento ao Turista: + 55 2123322924 / 98596-7474 – Av. Afrânio de Melo Franco, 159 – Leblon, Rio de Janeiro

Batalhão de Polícia Turística – BPTur – + 55 21 2332-7949 – Rua Figueiredo de Magalhães, 550 – Copacabana

Consulado de Portugal: : +55 21 3861-6450Rua São Clemente, 424 – Botafogo, Rio de Janeiro   

Dicas:

Fuso horário: são quatro horas de diferença, ou seja, as 10:00am de Portugal, são 06:00 am. no Brasil. Quando há “horário de verão” em um dos dois países esta diferença muda.

O dress code no Rio de Janeiro é de roupas leves e informais. Mas leve um casaco não muito quente para se mudar o tempo e uma roupa mais social para aquele jantar especial. Não esqueça os fatos de banho!

A cidade permite fazer uma infinidade de esportes: vela, remo, kitesurf, surf, windsurf, caiaque, stand up paddle, mergulho, hipismo, golf, tênis, jet-ski, skate, ciclismo, vôlei, futebol, basquete, rapel, escaladas, caminhadas, escolha o seu esporte favorito !

Use SEMPRE protetor solar e repelente para mosquitos.

Hidrate-se bem.

IMPORTANTE! Não beber água de torneiras! Somente de filtros ou água mineral.

É possível efetuar levantamentos em terminais ATM 24 horas. Mas aconselha-se, porém, que estes levantamentos sejam efetuados em locais com proteção e com privacidade, como nas estações de metrô por exemplo e dentro de lojas de conveniencia de postos de gasolina.

Você deve ter precauções de segurança como em todo grande centro urbano! (Nova Iorque, Londres, Barcelona…) Saia para andar na rua sem joias ou relógio. Não fique à toa na calçada com o telemóvel/celular na mão. Leve a câmera numa bolsa (trespassada no corpo) e tire só na hora de usar. Se não tiver nada para carregar, saia sem bolsa. Cada objeto a menos é uma tranquilidade a mais. Não caminhe à noite por lugares ermos. Espere o Táxi ou Uber chegar, para então sair da portaria ou do restaurante.

Não vá ao Centro da Cidade (Centro Histórico) nos fins de semana ou a noite, porque é muito ermo.

Muito cuidado ao atravessar as ruas. Espere os carros pararem no sinal. Aqui a faixa de pedestre somente, não é garantia de segurança para os peões!

Mais informações sobre a cidade:

A cidade do Rio de Janeiro é a capital do Estado (“distrito” em Portugal) do Rio de Janeiro. Sua data de fundação é 1 de março de 1565. Os nascidos na cidade são chamados de carioca. Sua população é de 6.211.423 habitantes segundo o censo de 2022 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Possui uma área de 1.199.828 km2. Sua densidade demográfica é de 5.603 habitantes por km2, segundo estimativa de julho de 2021. Está a uma altitude de 0 a 380 metros.  

Para saber mais dados sobre a cidade pesquise em: https://www.ibge.gov.br/cidades-e-estados/rj/rio-de-janeiro.html

A Riotur é o órgão Oficial de Turismo da cidade (https://riotur.rio/) e a EMBRATUR é o órgão Oficial de Turismo do Brasil (https://embratur.com.br/).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *