Categoria: carpediem

Real Gabinete Português de Leitura

Exterior do Real Gabinete Português de Leitura no Rio de Janeiro – Ao lado o Mosteiro dos Jerônimos em Lisboa (comparação da arquitetura em estilo manuelino).

A construção do edifício com pedra lioz vinda de Portugal foi aparelhada em Lisboa por Germano José de Sales. O traço veio de Portugal de autoria de Rafael da Silva Lisboa e a construção foi acompanhada pelo arquiteto Frederico José Branco. Em estilo Manuelino com inspiração na fachada lateral do Mosteiro dos Jerônimos de Lisboa (vide foto à direita). A fachada possui 26 metros de altura e o portal nobre, em arco abatido, é decorado com motivos fitomorfos. Nas mísulas estão as estátuas de Luis de Camões, Vasco da Gama, Pedro Álvares Cabral e do Infante D. Henrique.Os nichos têm baldaquins torreados e rendados. Completam a decoração, medalhões com as efígies de de Fernão Lopes, Gil Vicente, Alexandre Herculano e Almeida Garret; caravelas lanternins; janelas com vitrais; botaréus octogonais terminados por búzios estilizados e encimados por esferas armilares e cruzes de Cristo. As estátuas e os medalhões são do mesmo autor do traçado.

No início do séc. XIX o preço dos livros era elevado. O mesmo podia-se dizer quanto aos periódicos. A classe média que ia se formando comprava com dificuldade livros ou periódicos. Houve quem tivesse a ideia de fazer negócio com a própria biblioteca, tornando-a disponível ao público em geral, mediante o pagamento de uma soma mensal ou com outra periodicidade, que permitia ou a leitura numa sala ou o empréstimo da obra. Assim nasceram as “circulating libraries” na Inglaterra, os “cabinets de lecture” na França e em Portugual, os “gabientes de leitura”.

Áudio sobre o Real Gabinete Português em Espanhol
Audio sobre o Real Gabinete Portugues de Leitura em Ingles