Categoria: carpediem

Você sabe o que é Pedra Lioz ?

Lioz ou pedra lioz é um tipo de calcário que ocorre em Portugal, na região de Lisboa e seus arredores (norte e noroeste), nomeadamente no conselho de Sintra, sendo aqui extraído nos arredores da vila de Pero Pinheiro.

Placa em Portugal

Foi muito utilizada em Portugal como rocha ornamental e para a construção de elementos estruturais, como padieiras e ombreiras. Elementos arquitetônicos construídos nesta pedra, nomeadamente padieiras ornamentais, arcos e pelourinhos, foram transportados para diversas regiões do Império Português.

Detalhe do Lioz no arco do Paço Imperial no Rio de Janeiro

Além de igrejas, palácios e chafarizes, espalhados por Portugal e seus antigos territórios, o lioz foi empregue em importantes monumentos. Ele é encontrado em diversos elementos arquitetônicos no Brasil, na pavimentação de edifícios e passeios públicos de centros históricos.

Pedras de lioz do calçamento da Mercado Bolonha, Belém (PA).

O lioz destacou-se por suas características físicas e mecânicas, permitindo sua utilização como elemento estrutural, mas com dureza suficiente para ser trabalhada; por seu aspecto estético, variando conforme o tipo de corte na pedra; e ainda por sua facilidade de obtenção. Passou a ser referido como a pedra real ou de cantaria de Pêro Pinheiro. O lioz foi amplamente utilizado em Portugal em monumentos e túmulos de ilustres, como Vasco da Gama e Luís de Camões, na pavimentação de igrejas, e como elemento decorativo em fachadas de casas em Lisboa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *