Qual a diferença entre Palácio e Castelo ?

Essa é uma dúvida comum. Há quem diga que ama conhecer castelos – quando, na verdade, o que realmente gosta são os palácios. Mas por que essa confusão acontece?
Conversando com diversos amigos sobre isso, percebi que o nome dado a esses dois tipos de construção em outras línguas é que acaba por confundir as pessoas na hora da tradução.

Castelo de Guimarães


Portanto, fica a dica! Os Castelos se referem a uma construção de defesa, fortificada, que até pode ter sido usada em algum momento como residência, mas que sua principal função foi a de proteção e vigia na Idade Média. Você logo vai perceber a diferença, pois todos eles ficam no alto, possuem muralhas e a visita não inclui salões fechados ou mobiliários, mas sim estruturas com torres e fosso, por exemplo.

Palácio de Queluz

Os Palácios são (ou foram originalmente) residências de luxo, particulares ou da monarquia. Aqui, geralmente se vê grandes salas que podem ter um afresco na parede, detalhes talhados na madeira, mobiliários, entre outros artigos decorativos e históricos. Nem sempre estão localizados em pontos altos e estratégicos, como no caso dos castelos. É comum que eles estejam em áreas mais urbanas.

No Brasil, como não tivemos a vivência do período medieval como a Europa, o país como nação surge na Idade Moderna, não temos castelos. Mas palácios temos! Quais você conhece?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *