Categoria: carpediem

A Cidade Vaidosa

A cidade do Rio de Janeiro sofreu grandes mudanças urbanísticas conforme foi sendo palco de importantes eventos históricos ou culturais. A cidade vaidosa sempre se embelezou mais, para mostrar-se  ao mundo.

Quando da vinda da família real precisou adaptar-se as pressas e  transformar-se na capital do Império  ultramarino Português.

Após a Proclamação da República, no início do séc. XX, precisava mostrar-se uma cidade moderna, iluminada e que domava o seu relevo. Deixando para trás a estigma de cidade pantanosa, virulenta e pestilenta.

Alguns exemplos destas transformações:

  • Exposição Nacional Comemorativa do 1º Centenário da Abertura dos Portos do Brasil , deu origem ao aterro que formou o bairro da Urca.
  • visita do rei Alberto I da Bélgica e sua esposa Elizabeth ao Brasil, em outubro de 1920, foi a primeira realizada por uma monarca europeu à América do Sul e teve obras de embelezamento, iluminação e a inauguração da Avenida Niemeyer.
  • Copa do Mundo de 50,  neste ano foi construído o Estádio do Maracanã,  e foram feitas alterações do seu redor.
  • O Congresso Eucarístico Internacional  em 1955 deu início ao aterro próxima ao aeroporto Santos Dumont, área esta que após ter mais áreas acrescentadas viria a ser o Aterro ou Parque do Flamengo.

A seguir, vamos ver  os principais eventos que marcaram a história da cidade do Rio de Janeiro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *